Panteao de roma
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
ANDRÉ SOUSA - 32334
JOÃO SARAIVA - 32247
MARCELO RODRIGUES - 32401
1
Índice
Introdução
3
Etimologia
4
História
5
Medieval
7
Renascentista
7
Modernismo
8
Estrutura
Analise
9
11
Localização
11
Nome
11
Forma
11
Semelhança com o Stonehenge
14
Movimento do sol
15
Bibliografia
16
2
Introdução
O Panteão de Roma (Pantheon) é um edifício situado em Roma, Itália. Construido durante o reinado do imperador Augustus (27 a.c. - 14 d.c.) e reconstruido pelo imperador Handrian no ano 126 d.c.
O edifício é circular com um pórtico com colunas em granito de baixo de um frontão (elemento na arquitetura clássica, neoclássica e barroca, que consiste em uma cobertura, originalmente de uma forma triangular, colocado acima da estrutura horizontal, normalmente suportado por colunas). O átrio que está coberto pelo frontão faz contacto com a porta de entrada que dá acesso à “rotunda”, (elemento arquitectónico com planta circular), com uma cúpula em betão com uma abertura central, “oculus”, por onde entra a luz natural no edifício.
Inicialmente dedicado aos deuses, mas ao longo do tempo teve outras serventias religiosas, desde o séc. VII. Teve várias transformações devido a incêndios ocorridos no edifício. Quase dois mil anos depois, é um dos poucos edifícios do Império Romano que ainda está completo e que suporta a maior cúpula em betão.
UBI
História da Arquitetura
3
Etimologia
A origem da palavra “Pantheon” vem do grego antigo “Pantheion” que significa, para todos os deuses, Pan (todos) + Theon
(deuses).
Um senador romano, Cassius Dios, especulou que o nome vem a partir das estátuas de vários deuses colocados em torno da construção, ou a partir da semelhança da abóbada aos céus. A sua incerteza sugere que “Pantheon” era apenas um apelido e não o nome formal do
Vista principal do Panteão em 2013 edifícios O conceito de panteão dedicado a todos os deuses é questionável. O único panteão construído mais cedo que o