Edifica O Romana
1. Sobre qual monumento ou edifício pesquisou?
O Panteão de Roma
2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção?
Entre 118 e 128 d.C.
3. Onde foi construído?
O Panteão de Roma situa-se na Piazza della Rotonda no centro da capital italiana.
4. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)
O edifício que atualmente se observa no Campo de Marte foi mandado erguer entre 118 e 128 pelo imperador Adriano que, segundo alguns autores, teria participado ativamente na sua concessão. Substitui uma construção mais pequena, consagrada a Júpiter, construída por Marcus Agrippa em 27 a. C.
5. O que motivou sua construção? (Ou, porque foi construído?)
O Panteão nasceu do seu desejo de fundar um templo dedicado a todos os deuses, num gesto ecuménico ou sincretista que abarcasse os novos povos sob a dominação do Império Romano, já que estes ou não adoravam os antigos deuses romanos ou (o que acontecia cada vez mais) adoravam-nos sob outras designações, adoptando deuses estrangeiros.
6. Quais os aspectos estéticos de destaque para a forma do edifício?
A obra segue a influência helenística, como se percebe na fachada com colunas gregas.
7. Quais foram às medidas da edificação? ( Apresentar as plantas com as medidas sempre que possível) As dimensões do Panteão, uma novidade para a época (43,5 m de altura) fazem com que este monumento tenha o espaço mais amplo, com a maior cúpula da História até o séc. XIX. Esta contém uma abertura circular (oculus zenital), ao centro, com 9 metros de diâmetro, que dá passagem a um jorro de luz tão abundante como magnifico, produz também uma sensação de leveza dentro do edifício. Este óculo encontra-se a mais de 40 metros acima do pavimento, e como o diâmetro do recinto tem a mesma dimensão, a cúpula e o tambor, sendo de igual altura, encontram-se em perfeito equilíbrio. No exterior, esse equilíbrio não foi possível, porque para se conter