pantanal
O Pantanal é uma das zonas húmidas tropicais e maior área úmida do mundo, de qualquer tipo. Encontra-se principalmente dentro do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, mas estende-se até Mato Grosso, bem como em partes da Bolívia e do Paraguai. Vários sub-ecossistemas regionais existem, cada uma com diferentes características hidrológicas, geológicas e ecológicas.
80% das planícies de inundação do Pantanal estão submersos durante as estações chuvosas, alimentando uma coleção impressionante diversidade biológica de plantas aquáticas e ajudando a apoiar uma matriz densa de espécies animais. Embora o Pantanal inevitavelmente corta um perfil mais baixo do que a Floresta Amazônica a norte, seus ecossistemas são igualmente preciosas.
O nome "Pantanal" vem da palavra Pântano Português, ou seja, do pantanal, pântano, brejo ou pântano.
Características da vegetação: Caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos, distantes uns dos outros.
Esse tipo de vegetação é encontrada em dois lugares distintos. Os campos de terra firme (savanas de gramíneas baixas) são característicos do norte da Amazônia, Roraima, Pará e ilhas do Bananal e de Marajó, enquanto os campos limpos (estepes úmidas) são típicos da região sul, dando origem aos famosos "Pampas Gaúchos". O campo limpo é destituído de árvores, bastante uniforme e com arbustos espalhados e dispersos. Já nos campos de terra firme as árvores, baixas e espaçadas, se integram