pantanal
O pantanal é uma área de terra que abarca uma expanção de 250 mil km2, abrange os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, é avaliada como a maior área alagada da terra.
Localiza-se na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, faz fronteira com a Chapada Matogrossense ao Norte, a leste com o Planalto Brasileiro, e a oeste existe uma cadeia de terras altas. No Pantanal há vários tipos de vegetações que compreendem o cerrado, a floresta tropical, abrangendo também a vegetação da área alagada. O Pantanal recebe o nome de “Complexo do Pantanal” por possuir vários tipos de vegetações distintas.
A abundância de vegetações aquática ou semi-aquática compreende a maior parte dessa região, a maior parte da região conserva-se inundada o ano inteiro.
A cultura aquática mais contida são: Os Aguapés e a Salvinia, unidas formam diversas “ilhas” flutuantes. Quando as águas recuam é deixado risíduos nutrientes, que serve de base para o aparecimento de uma espécie de flora com vegetações de ervas, árvores de grande porte, etc. Encontra-se nesta região a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.
Há também uma vegetação densa e bastante espassa, centradas nas áreas mais altas, esses lugares não são inundados, devido a sua localização. Enflora algumas faunas típicas do “cerrado” e do sertão “ caatinga e o mandacaru”.
Os rios Paraguai e