Pantanal
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros,1 situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambosEstados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).
O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si (7 no total), além de se dividir em duas regiões:
Pantanal Sul ou Pantanal Maior (em Mato Grosso do Sul), por ter a maior área;
Pantanal Norte ou Pantanal Amazônico (em Mato Grosso), por se localizar na Amazônia Legal.
A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior.
Por sua composição predominante argilo-arenosa os solos do Pantanal são caracterizados como pobres em sua parte mais profunda, mas como muito férteis na camada superficial, graças àdeposição de matéria orgânica resultante da decomposição de restos animais e vegetais. Nas áreas mais elevadas, especialmente nas serras e morros isolados o solo se apresenta calcário, muito árido. Em outras áreas encontram-se depósitos de sais minerais em quantidade suficiente para ser comercializado. Sua ocorrência está relacionada à presença das salinas como são chamadas as lagoas, cuja água apresenta elevada concentração de sais que, principalmente nos períodos de estiagem e grande evaporação, se depositam nas margens, formando um halo característico. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.
O clima é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo no horizonte das raízes durante o período de cheia.