Pantal
O artesanato, uma das mais ricas expressões culturais de um povo, no MS evidencia crenças, hábitos, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense através de trabalhos em madeira, cerâmica, fibras, osso, chifre, sementes, etc. Mato grosso do Sul o artesanato possui elevada capacidade de geração de trabalho e renda. Para que isso aconteça, entretanto, é preciso que o setor trabalhe de maneira integrada.
O artesanato é um segmento da cultura mato-grossense de enorme importância, não só para manter viva a cultura deste povo, mas principalmente, para divulgar a própria singularidade e o “modus vivendi” do artesão. O artesanato de Mato Grosso reflete o dia-a-dia e os costumes de vida do próprio artista e da ancestralidade arraigada em vários pontos do Estado.
A cerâmica típica do artesanato mato-grossense, de barro cozido em forno próprio, pode ser de duas categorias. Aqueles destinados à ornamentação, como vasos, objetos de enfeite, cinzeiros, etc., e ainda aqueles utilizados como utensílios domésticos, como potes, panelas, pratos, etc. Existem características próprias de desenho, formato, adereços e enfeites, que diferenciam a cerâmica mato-grossense da de outros Estados.
Sua origem está na praticidade com que o homem mato-grossense procurava suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos, que a dificuldade de obtenção lhe afligia, seja pela distância de centros abastecedores, seja pela falta de recursos financeiros. Daí a criação. Daí o