Panorama Historico Mulher
2.1 a origem da dominação do homem sobre a mulher
A violência deve ser entendida como uma violação de direitos, desta forma, para conceituar a violência contra a mulher é necessário estudar a situação das mulheres e a evolução dos seus direitos. Assim, neste primeiro capítulo será feito um breve relato sobre a posição da mulher em alguns períodos importantes da história.
Muito embora a saga das mulheres conte de milênios, no presente trabalho far-se-á apenas uma abordagem sucinta. Isto porque é inviável reportar-se a todos os acontecimentos que envolveram a mulher como vítima, não apenas do homem, mas da sociedade de forma geral, eis que esta, em muitas ocasiões, se mostrou conivente com as agressões sofridas pela mulher.
É cediço que desde o surgimento da humanidade, conforme a teoria bíblica ou qualquer outra, a mulher vem sendo vista como um ser inferior ao homem. Seja em maior ou menor grau, a mulher sempre sofreu com os desmandos da cultura patriarcal.
Menciona Silva (1992, p. 71) que “a religião tem sido um dos elementos fundamentais na reafirmação da representação do feminino como imperfeito e inferior ou como divino”.
Para Welter, (apud DIAS, 2008, p. 15) “desde que o mundo é mundo humano, a mulher sempre foi discriminada, desprezada, humilhada, coisificada, objetificada, monetarizada.”
A história da humanidade é marcada por longo período de dominação social do homem sobre a mulher. O ser feminino era considerado um mal necessário, limitado às atividades sem ênfase social. A mulher foi subjugada tanto como ser feminino quanto como ser pensante.
As mulheres foram marcadas pela exclusão social e submissão aos homens. A elas cabiam as funções de gerar e cuidar da prole. Sendo sempre depreciadas física e mentalmente. Tinham como obrigação apenas obedecer as exigências do marido. (SCALCO, 2002, p. 57)
Toda essa violência contra a mulher que vem desde a antiguidade, é ligada à idéia da força física masculina em