Panorama fo feijao
PANORAMA INTERNACIONAL
- A cultura do feijão é praticada em aproximadamente 100 países;
- Há um pequeno consumo entre os países do primeiro mundo, o que dificulta a expansão do comércio internacional, e uma vez que quase todos os países produtores são também grandes consumidores.
- Os hábitos alimentares são bastante diversificados entre os países, e mesmo entre regiões de um mesmo país.
- O mercado mundial de feijão movimenta, anualmente, cerca de 19 milhões de toneladas do grão.
Tabela 1- Produção média
[pic]
PERFIL DO FEIJÃO NO BRASIL
- O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial;
- É cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões;
- Maiores produtores são Paraná, que colheu 298 mil toneladas e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas, ambos na safra 2009/2010;
- Apenas uma pequena margem do feijão é exportada;
- Existem aproximadamente 40 tipos de feijão;
- De 10 brasileiros, sete consomem feijão diariamente, em média, cada pessoa chega a consumir 19kg/ano;
- O feijão preto, é plantado em torno de 18-21% da área produtora de feijão, tem maior consumo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná, Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No restante do país este tipo de grão tem pouco ou quase nenhum valor comercial ou aceitação. O tipo carioca é aceito em praticamente todo o Brasil. Por isso, 52-63% da área cultivada é semeada com este tipo grão. O feijão caupi é o mais aceito na Região Norte e Nordeste, com 10-19% da área cultivada.
- A quantidade per capita de feijão adquirida para consumo no domicílio, é quase três vezes superior nas áreas rurais à adquirida no estrato urbano estudado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2002-2003. Segundo a POF/IBGE, as quantidades adquiridas de feijão variam inversamente em relação aos rendimentos. Famílias com rendimentos mais elevados adquirem quantidade 30% menor.
- A quantidade adquirida de feijão é destaque