panorama economico da america latina
Quando os europeus chegaram a América tinham a tentativa de se apropriar das novas terras descobertas com isso deram inicio às conquistas, às colônias e à exploração dos recursos naturais do novo continente.
Os primeiros em chegar às terras americanas foram os espanhóis e logo os portugueses, que apesar de ter os mesmos objetivos, não os levaram acabo da mesma forma, não encontraram os mesmos recursos, nem ocupavam as mesmas terras. Porem não se desenvolveram da mesma forma em sua estrutura econômica.
Os espanhóis ocuparam a área que se entende do México atual ao altiplano andino, onde desde um principio encontraram ouro e prata, isso lhes permitiu organizar seu empreendimento colonizador com base na extração mineral. Eles transformaram varias civilizações como a asteca e a inca, em reservatório de mão de obra.
Os portugueses ocuparam a faixa litorânea do Oceano Atlântico, onde exploraram a agricultura principalmente a cana-de-açúcar. Mas a diferença dos espanhóis eles não puderam utilizar aos índios como seus trabalhadores, por isso resolveram trazer negros africanos escravizados. Tornando-se assim em os maiores comerciantes de escravos a nível mundial o que era um comercio muito prospero e mais rentável. Os jesuítas também fizeram grão parte na conquista e na transformação religiosa das civilizações já existentes no território. As mais importantes Missões evangelizadoras foram fundadas pela Companhia de Jesus, cujo mentor, Ignácio de Loyola, foi bastante inspirado pela hierarquia militar. Essas missões tiveram lugar em território Guarani, Peru, Tucumán e Cuyo, sendo fundadas também em terras que hoje pertencem ao estado de São Paulo no Brasil.
Com a partida dos jesuítas o povo guarani voltou ao seu meio geográfico original, e parte dessa população tornou-se mão de obra barata nos países em formação dessa região.
Grão parte da economia dos países recém-independentes era dominado pela exploração dos metais preciosos e pela