Panorama econo
EM – ECONOMIA E MERCADO / PROF. FÁBIO URIARTE
PANORAMA ECONÔMICO E FINANCEIRO DO BRASIL
Dimensões e desigualdades sócio-econômicas. Abordagem histórica da economia brasileira.
A palavra PANORAMA significa uma visão ampla, um olhar de um ângulo que permite boa visão do que se deseja enxergar. Assim sendo, o panorama econômico-financeiro do Brasil é um panorama otimista? Por que ocorrem desigualdades sócio-econômicas tão gritantes em nosso País?
Em relação à primeira pergunta a resposta é sim, ou seja, o panorama econômico e financeiro do Brasil pode ser considerado otimista. Já em relação à segunda pergunta, uma das principais resposta poderia ser por causa da má distribuição de renda existente em nosso país.
Mas, o que é distribuição de renda?
É a forma pela qual os frutos do crescimento são partilhados pela população.
A distribuição de renda pode ser vista de várias formas, tais como:
Distribuição setorial de renda: Representa a participação de cada setor da economia.
Setor primário: Composto pela exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. Setor Secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é