panorama da literatura brasileira
Para se falar sobre o panorama atual da literatura brasileira é importante entender a literatura como recriação ou reprodução da realidade social. Dessa forma é possível compreender que essa reprodução da realidade está calçada sobre a perspectiva do autor em um processo dialógico entre ficção e realidade, onde a ficção apresenta traços da realidade, mas não é a realidade em si e dessa forma que o leitor deleita-se com a leitura mergulhando em um mundo de realidade ficcional ou de ficção realista.
Talvez seja por isso que a literatura se perpetue ainda que sejam esses tempos de alta tecnologia da informação e comunicação, tempo de muitos recursos comunicacionais onde se fala muito sobre muito pouco, e se escreve cada vez pior.
Sim, na literatura está o verdadeiro arcabouço intelectual da humanidade, o deleite da leitura, a imaginação, a criatividade, a interpretação são todos fatores que nos levam à produção do verdadeiro conhecimento intelectual.
Pois a literatura nos permite identificar a diferença entre tema e assunto, sendo que um está para o universal e o outro para o particular respectivamente. Os temas têm caráter universal, comuns a todos os seres humanos como o amor, o ódio, a infidelidade, a traição, a inveja, a felicidade, a alegria, a vida e a morte, são temas universais aos seres humanos. Já os assuntos são as formas como esses temas universais são apresentados onde eles acontecem, de que forma são abordados, o contexto, o recorte de tempo e espaço.
Pois bem, se a literatura pode ser vista como reprodução da realidade um tema que sempre esteve presente na literatura foi o da mulher. E numa época onde sem dúvida elas estão em total evidencia, por uma série de fatores, e a um passo de dominar o mundo ou acabar com ele, a mulher aparece caracterizada de diversas formas em obras artísticas literárias, como nas quatro obras propostas para este trabalho.
A primeira obra figura o gênero