Trabalho para disciplina de Grandes Projectos Urbanos
A Cidade Inteligente
Já imaginou morar em uma cidade que direciona o próprio tráfego para caminhos mais eficientes, de forma que você chegue mais rápido em casa? Ela já está sendo construída.
A partir de uma concepção de cidade inovadora, um novo e grande projeto urbano está sendo idealizado próximo à cidade do Porto, ao norte de Portugal. A startup norte-americana Living PlanIT é a responsável pelo projeto do que pode ser considerado um novo paradigma para as cidades do futuro. Fundada por dois exfuncionários da Microsoft, Steve Lewis e Malcom Hutchinson, a empresa, focada na área de tecnologia, está desenvolvendo um novo software, capaz de criar cidades mais inteligentes, baseadas na eficiência de sua estrutura. O princípio do funcionamento desse projeto está na monitoração integrada de todos os aspectos que envolvem o cotidiano urbano: desde os sistemas básicos de água, luz, segurança, até pequenas amenidades internas aos ambientes.
Toda essa complexidade visa, antes de mais nada, a diminuição de custos e desperdícios inerentes ao funcionamento das cidades.
A primeira cidade construída a partir desse novo sistema está localizada no município de Paredes, a 32km da segunda maior cidade de Portugal, Porto. Diversos testes e aprimoramentos estão sendo realizados no software com o propósito de se replicarem novas versões pelo mundo. O custo da ousadia? Cerca de 19 mil milhões de dólares, o que quer dizer, aproximadamente 14 mil milhões de Euros investidos em uma área de 40 mil quilômetros quadrados. O projeto ainda encontra-se inserido no status de
Potencial Interesse Nacional (PIN), recebendo algumas facilidades e ajudas do Governo Português no que diz respeito à redução de impostos e zoneamentos.
O primeiro atrativo para os novos moradores da cidade do futuro está justamente nos empregos gerados pelo projeto. A companhia
CISCO, por exemplo, que é uma das empresas parceiras da Living
PlanIT, já garantiu a