simbolismo
ESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL
Rua Bento Gonçalves, 1171 – Telefone: 3592.1795 – Fax Ramal 32 CEP: 93010-220 – São Leopoldo – RS – e-mail: fgschmidt@sinos.net
SIMBOLISMO
ARILSSON BERNARDI
DOUGLAS NARRAGE
GUILHERME BORGES
GUILHERME POZZEDIN
MATHEUS OLIVEIRA
13M1
SÃO LEOPOLDO
2015
ARILSSON BERNARDI
DOUGLAS NARRAGE
GUILHERME BORGES
GUILHERME POZZEDIN
MATHEUS OLIVEIRA
TITULO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Eletromecânica da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt para a Disciplina de Literatura , sob orientação do Prof. Denise Agliardi de Sousa.
SÃO LEOPOLDO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. PANORAMA MUNDIAL 4
2. PANORAMA BRASILEIRO 5
3. CARACTERÍSTICAS 6
4. PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O Simbolismo, movimento literário que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1913-1918), surge como reação às correntes materialistas e cientificistas da sociedade industrial do início do século XX. A palavra simbolismo é originária do grego, e significa colocar junto. Os simbolistas, negando os parnasianos, aboliram o culto à forma de suas composições. Resgatando um ideal romântico, os poetas desse período mergulharam no inconsciente, na introspecção do eu; entretanto o fizeram de maneira bem mais profunda que Garret, Camilo Castelo Branco e outros românticos.
1. PANORAMA MUNDIAL
O Simbolismo foi uma escola literária do fim do século XIX, surgida na França como reação ao Realismo e, sobretudo, ao Parnasianismo. Essa escola caracterizou-se por apresentar uma visão subjetiva, simbólica e espiritual do mundo.
O simbolismo representou, na Europa, a estética literária do final do século XIX, que foi contra as propostas do Realismo, que valorizava o material e o objetivo.
O simbolismo refletiu um momento histórico que marcou a transição para o século XX e a