ERP definitivo
Aplicativos Informatizados da Administração
Técnico de Administração
Prof.º Jeferson
1° AM
Sistemas
ERP
(Enterprise Resource Planning)
O Que Significa ERP?
ERP - Enterprise Resource Planning ou SIGE - Sistemas
Integrados de Gestão Empresarial (no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. História do ERP
O uso de computadores no suporte a processos de negócios tem início na década de 1960, essencialmente com aplicações financeiras. Os equipamentos eram caros, lentos e tinham capacidade muito limitada.
Na década de 1970, os computadores tornam-se mais poderosos e baratos e surgem os Sistemas MRP – (Materials Requirements Planning). Esses sistemas efetuam o controle dos estoques e dão apoio a funções de planejamento de produção e compras.
Na década de 1980, surgem os Sistemas MRP II – (Manufacturing Resources
Planning)
Além de executar as funções de planejamento de produção e estoques, tratam de planejamento de capacidade de produção e aspectos financeiros, como orçamentação e custeio da produção.
A partir de 1990 os Sistemas MRP II evoluem e passam a ser chamado de
Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). A tecnologia evoluiu para os ambientes “cliente-servidor”, no qual os bancos de dados são centralizados e atendem a um grande numero de aplicações.
História do ERP
Módulos de um sistema de ERP
Os módulos de um ERP podem ser classificados como: Operacional, Tático e Estratégico. O primeiro módulo, o operacional, serve para rotinas do dia-a-dia. Já nos módulos táticos e estratégicos, as funções são de extração, processamento, organização de informação e tomada de decisão, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de riscos, entre outros.
Por que Implantar Sistemas
ERP?
Há