Panorama cosmeticos
O mercado global de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal totalizou US$ 269 bilhões em 2006, um crescimento de 4,7% em relação ao ano anterior.
Apesar de registrar um crescimento menor do que o apresentado nos anos anteriores, o mercado mundial de cosméticos e produtos de higiene pessoal continua a crescer. Este crescimento deve-se a um conjunto de fatores macroeconômicos e a manutenção do crescimento acelerado em algumas regiões do globo tais como Europa, América Latina e alguns mercados-chave na Ásia.
Entre os fatores macroeconômicos estão o crescimento do poder de consumo em todo o mundo, o envelhecimento da população e o aumento de sua expectativa de vida impactando a preocupação com a aparência das pessoas e, portanto, incentivando o hábito de cuidados preventivos com a saúde e estética. Mudanças climáticas e de estilo de vida também são citadas como impulsionadoras do consumo destes artigos em todo o mundo aliadas ainda ao avanço tecnológico, que aumenta a eficácia dos produtos e, colabora para que os fabricantes desenvolvam cada vez mais estratégias de mercado eficientes.
Abaixo, o comparativo entre as regiões:
Entre as regiões de maior crescimento médio ponderado no período de 2001 a 2006 estão a Europa Oriental, a Australásia e a América Latina.
Entre os países da Europa Oriental, a região de maior crescimento neste período, os destaques ficaram para a Rússia, o maior mercado de cosméticos e higiene pessoal da região, Romênia, o país de crescimento mais rápido e a Ucrânia, que vem apresentando boas taxas de crescimento e que representa hoje a maior promessa desta região européia.
O crescimento do mercado mundial no período de 2001 a 2006, entretanto, foi alavancado principalmente pelas seguintes regiões:
- Europa Ocidental, que contribuiu com 38% do crescimento do mercado global. Entre os países desta região destacam-se a França, a