panelaço
Na atualidade a campanha “Não Reeleja” alista os motivos da não reeleição de vinte vereadores da câmara municipal da cidade de Ribeirão Preto-SP, segundo alega o movimento nenhum dos vereadores trouxera mudanças significativas para a cidade Eles fizeram um estardalhaço, bateram panelas, movimentaram o Facebook, deram dor de cabeça para muitos políticos e os vereadores voltaram atrás na decisão de aumentar o próprio salário em 40%. Mas o Movimento do Panelaço não parou suas atividades por aí. Eles continuam se reunindo e discutindo sobre política, agora com uma nova campanha: “Não reeleja”.
Participante ativo do Movimento do Panelaço, o professor de história Jonas Paschoalick ,cuja entrevista segue publicada nesta obra explica os motivos da não reeleição dos 20 vereadores da câmara municipal de Ribeirão Preto.
Para o movimento, nenhum vereador trouxera mudanças significativas para a cidade, e com a campanha de trocar os 20, a população pode perceber que tem o voto como barganha. Além disso, afirma Jonas, não existe diferença entre os que vão entrar e os que vão sair, só que a população tem que começar a enxergar isso. Ainda segundo Jonas, os vereadores deveriam ter no máximo dois mandatos. “Não podemos acomodar uma pessoa em um cargo público para se tornarem profissionais da política”, afirma.
Um dos vários objetivos do Movimento do Panelaço é promover o debate político em Ribeirão Preto através de incursões no centro da cidade, distribuindo panfletos e dialogando com as pessoas. Eles também planejam montar palcos itinerantes nos bairros de Ribeirão Preto, levando cultura e uma espécie de “aula de política” para a população. A ideia é se aproximarem