entrevista com milton santos
1° Globalização do colonialismo – Com as grandes navegações vieram as grandes descobertas e conquistas territoriais. Na América pré-colombiana, entre 1500 e 1600, existiam mais 80 milhões de nativos, com a chegada dos colonizadores 70 milhões de nativos foram exterminados fazendo com que a língua e cultura desses povos fossem extintas.
2° Globalização – Teve inicio no século XX com a fragmentação dos territórios esse foi o século das revoluções. O humanismo é substituído pelo consumismo, acabando com o estado de bem estar social.
A parte norte do mundo é considerada a mais desenvolvida. Existem 3 tipos de mundo:
1. O mundo que é passado pela mídia.
2. O mundo da perversidade.
3. A outra globalização.
Com o consenso de Washington vieram as altas taxas de juros e as privatizações, porém também veio à revolta do povo.
Quito, Equador.
Um grupo indígena lidera o movimento contra a privatização de serviços estatais e a dolarização da economia, isso levou a queda do presidente em 3 dias.
Cochabamba, Bolívia.
O povo luta contra a privatização da água. Após a morte de um jovem e com a pressão popular o governo desprivatiza a agua.
La paz, Bolívia.
A população pede pela nacionalização do gás natural e do petróleo, um preço mais barato para os bolivianos.
Buenos Aires, Argentina.
O passa para a população a imagem de que todos os produtos nacionais são ruins e que as empresas estrangeiras poderiam melhorar as opções para o consumidor. A privatização das empresas nacionais e a tentativa de equiparação com o dólar causou revolta popular, movimento denominado “panelaço” que também causou a queda de 3 presidentes.
Rio de janeiro, Brasil.
A privatização da Vale do Rio Doce causou “poucas” manifestações.
O 3° Fórum da água, em Kyoto. As transnacionais da água queriam privatizar a água , ou seja, tratar a água como uma mercadoria, não como um patrimônio da humanidade.
África-Espanha