Elementos e maquinas
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
PARAFUSO/COROA SEM-FIM
PARAFUSO/COROA SEM-FIM
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Muitas engrenagens sem-fim têm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem não consegue girar o eixo. Essas engrenagens compõem sistemas de transmissão muito utilizados na mecânica, como exemplo os redutores de velocidade. O trabalho tem por objetivo efetuar o estudo das características gerais dessa engrenagem, falhas das transmissões geradas por elas, métodos de fabricação e quais os materiais mais utilizados em sua construção.
PARAFUSO-COROA SEM-FIM
1. Características gerais
O sistema coroa e parafuso sem fim é um material utilizado na mecânica para transmissão com velocidades variadas e altas tensões entre dois eixos perpendiculares entre si, não situados no mesmo plano e possui eficiência de transmissão elevada. O parafuso sem-fim é a engrenagem condutora, cujo contato entre a coroa é linear devido o fato de a roda envolver parcialmente o parafuso.
Na construção dessas engrenagens, as dificuldades residem essencialmente no fato de se conseguir idênticas características geométricas do sem-fim e da ferramenta geradora dos dentes da roda, é necessário operações de retificação com rebolos, na maioria dos casos.
Este mecanismo é uma variante das engrenagens helicoidais, assim como o parafuso sem-fim pode possuir uma roda de diâmetro arcaico muito pequeno, com poucos dentes, assim chamado de parafuso sem-fim de uma só entrada. O parafuso sem-fim contém duas, três ou mais entradas. O aumento das entradas no parafuso sem-fim proporciona uma roda helicoidal.
Figura 1. Modelo de Engrenagem Sem-Fim
2. Falhas de transmissões por engrenagem
A maior parte das falhas em engrenagens tem origem ligada à montagem, a lubrificação