Teoria da burocracia
Teoria da Burocracia
BARRA DO BUGRES
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO ................... .........................................................................3 TEORIA BUROCRÁTICA ... .........................................................................4 TIPOS DE AUTORIDADE ... .........................................................................6 CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA...................................................... .7
DESDOBRAMENTOS NEGATIVOS DA BUROCRACIA..................................8
REFERENCIAS..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
A expressão burocracia, muito conhecida do povo brasileiro, nos lembra morosidade, ineficiência e papelório. Exigências de uma série de documentos com firmas reconhecidas, pagamento de taxas, carimbos, processos, demoras, propinas e mais propinas para que determinado problema seja resolvido.
A burocracia está presente nos órgãos dos governos, federal, estadual e municipal seja na administração direta ou nas estatais controladas pelo governo.
A burocracia existente nas instituições governamentais dificulta, dentre outros, a criação de empresas e o funcionamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo.
A burocracia está presente nos hospitais públicos, nas universidades, institutos, previdência social, órgãos de trânsito, nos diversos segmentos da justiça federal e estadual, nas instituições municipais e demais organismos da administração pública para infernizar a vida do cidadão fazendo-o muitas vezes a abdicar de um serviço ou direito devido à morosidade.
A burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema de diversos níveis hierárquicos, com alta divisão de