Palete plastico
Em todo o mundo existe polêmica quanto à utilização de paletes plásticos em substituição aos tradicionais paletes de madeira. Qual a melhor opção? Qual deles oferece a melhor relação custo-benefício? Enfim, as opiniões são muito distintas, mas, de acordo com Andrew Taylor, diretor da Crofton Pallets Ltd., do Reino Unido, em matéria publicada na revista Warehouse & Logistics News, os paletes de madeira possuem mais vantagens que os seus concorrentes de plástico.
Segundo ele, historicamente, sempre se tentou convencer o usuário de que o palete de plástico é melhor através de uma lista de vantagens que este oferece sobre o mesmo produto, porém fabricado em madeira. Taylor visitou diversas empresas e percebeu que estas "vantagens" não são tão verdadeiras como se pensava. Tradicionalmente são listadas como vantagens dos paletes plásticos as seguintes características:
• Redução de lascas - durante visitas a inúmeros usuários de paletes de madeira, Taylor constatou que a afirmação de que os paletes de madeira soltam lascas não é totalmente verdade. Isso pode ocorrer sim, mas quando os paletes são fabricados com material de má qualidade ou quando são utilizados indevidamente.
• Redução de pó - solucionar esta questão é bastante simples, basta solicitar que o fornecedor varra o palete durante a sua fabricação.
• Redução de peso - este também é um problema de fácil solução. Para que o palete apresente um peso menor, basta que seja fabricado com madeira seca e que atenda ao peso exigido.
• Tamanhos precisos - este não deveria ser um problema, uma vez que os grandes produtores de paletes de madeira, em sua maioria, utilizam equipamentos de produção que possibilitam a construção dos paletes em dimensões precisas.
• Facilidade de limpeza e descontaminação - a teoria de que os paletes de plásticos são fáceis de se limpar é irreal. Na verdade, é muito difícil limpar os paletes corretamente, sejam eles do