Palestra Marcelo de Andrade - Educação e Direitos Humanos
Fichamento da palestra do Marcelo de Andrade
Todos devem ter direito a educação. Neste assunto, pensa-se em acesso a escola e na dimensão jurídica. O ingresso aos colégios não se reduz somente ao local físico. Deve-se ressaltar a importância da educação familiar e religiosa. Já nas escolas, existem vagas para todos,mas nem todos se matriculam,nem todos frequentam,nem todos aprendem. A questão vai muito além de ter acesso a escola. Aqueles que conseguem permanecer na escola ainda sofrem com a presença de um sistema escolar excludente, caracterizado por reprovar alunos que "não seriam bons o suficientes".
Por outro lado a educação é um direito garantido juridicamente pois o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém, não é garantia da educação plena.
Assim, surge-se como necessário uma dimensão pedagógica, capaz de garantir a aprendizagem e permanência de todos os estudantes. Essa dimensão, gera um questionamento de valores e princípios,por sua vez demandando uma dimensão axiológica.
Deste ponto de partida, avaliamos como as características humanas dependem do convívio social. Nesse contexto, ninguém escapa da educação, pois se trata de um processo socializador e educativo que contribui para a formação de um ser humano, pela convivência pelas outras pessoas. Não há escolha sobre ser educado, pois caso contrário nos inserimos em casos como o de Amala e Kamala e do mito do Tarzan, onde os seres humanos se comportam como animais pela falta de relacionamento humano.
Assim, tem-se uma educação totalmente influenciada pela ambientação cultural, por uma aprendizagem exógena. A individualidade vai se caracterizar pela maneira com que cada pessoa assimila esse processo educativo. Além disso, é importante ressaltar que a educação se dá muitas vezes, de maneira invisível, isto é , a pessoa não percebe que está aprendendo algo.
No entanto toda a aprendizagem se caracteriza pela centralidade de observação.