Trabalho sobre prevenção ao uso de drogas
ENDEREÇO: RUA FRANCELINO DE ANDRADE , S/N – LIBERDADE, SALVADOR – BAHIA TEL.:(71) 3611-4120
REFERÊNCIA DO PROJETO: CURSO DE PREVENÇÃO AS DROGAS
PROJETO DE
PREVENÇÃO AO
USO DAS
DROGAS
MARÇO – 2011
CURSISTAS:CELESTE CRISTINA GONÇALVES, ANDRÉ MARCELO FRÓES, SANDRA KRUG FERNANDES, ADRIANA GONÇALVES, CLAUDIA MARIA FIGUEIREDO, CLEIDE OLIVEIRA NOBRE LIMA, SANDRA REGINAALMEIDA LUTIGARDES PACHECO
TUTORA: RUTE NOGUEIRA DE MORAIS BICALHO
1. Introdução
A escola como agente das transformações sociais é um importante espaço de influência no desenvolvimento do adolescente.
A escola é uma instituição identificada por duas características fundamentais: a de ensinar conteúdos e a de formar as pessoas por meio da circulação de valores, idéias, crenças, preceitos morais e éticos.
Devemos, portanto, trabalhar o tema da educação escolar como instrumento de dupla dimensão. Ao promover mudanças nos sujeitos e na realidade, a escola é uma instituição que serve tanto para a manutenção das relações sociais injustas quanto para a transformação dessas mesmas relações.
O caráter contraditório que se faz presente no discurso pedagógico reflete-se no trabalho do docente, especialmente no cotidiano da sala de aula.
Podemos afirmar que o trabalho escolar não é neutro. O professor não age com neutralidade ao organizar e executar seu trabalho pedagógico. Se um professor se diz neutro, na verdade já está tomando uma posição. Geralmente, essa tomada de posição é em favor dos interesses sociais predeterminados, ou seja, a favor de que as coisas continuem do jeito que estão. É, portanto, uma suposta neutralidade.
O saber e o poder são elementos importantes da relação entre educação, escola e professor. A forma como