Palestra anita prestes
Encontros de aprofundamento temático
Palestra Era Vargas (1930-1945)
17/09/2011 – das 10:30 às 13 hs
Profª Anita Leocádia Prestes
Relações político-sociais do primeiro governo de Getulio Vargas
Revolução de Outubro de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais,Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, que depôs o presidente da república Washington Luís , impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" . Tudo isto resultado da crise dos anos vinte. A professora coloca que havia uma crise de hegemonia (oligarquias burguesas cafeeiras). Povo saem as ruas para saudar os revolucionários, mal sabendo que Vargas atendia a oligarquia São Paulo – Rio Grande do Sul. Vargas se aliou tanto aos defensores do nacionalismo quanto do liberalismo, tramitava entre um e outro. Por um lado, os liberalistas, representados pelo empresariado nacional, e militares, defendiam a abertura da economia nacional ao capital estrangeiro e adoção de medidas monetaristas que controlariam as atividades econômicas e os índices inflacionários. Por outro, os nacionalistas, que contavam com trabalhadores e representantes de esquerda, eram favoráveis a um projeto de desenvolvimento que contava com a participação maciça do Estado na economia e a rejeição ao capital estrangeiro. Um governo extremamente centralizador Grupo Varguista, tinha por objetivo tirar o País da crise e via no processo de industrialização uma maneira de afastar-se das oligarquias.
Estado Novo de 37
Constituição de 37 – Outorgada por Getulio Vargas, totalmente autoritária e concentrava todo poder político nas mãos do Presidente da Republica.
Foram fechados o Congresso Nacional, as Assembléias Estaduais e as Câmaras Municipais, ficando o sistema judiciário subordinado diretamente ao Poder Executivo. Os Estados passaram a ser