Palestinos
1964: CRIACAO DA OLP (Organização de Libertação da Palestina).
Em maio de 64, durante o 1° Congresso Nacional Palestino, realizado em Jerusalém, aprovado pelos países árabes, surgiu a Organização Para a Libertação da Palestina, OLP, criado pelo Rei Hussein, sob os auspícios de Abdel Nasser, presidente do Egito, e de seu aparelho militar, o Exército de Libertação da Palestina. O objetivo era centralizar a liderança de vários grupos clandestinos. O Conselho Nacional Palestino, reunido no Cairo, elegeu em 4 de fevereiro de 1969 Yasser Arafat como presidente do Comitê Executivo da OLP.
Em 1970, o exército jordaniano voltou suas armas contra os palestinos: o resultado foi um banho de sangue. Arafat foi considerado responsável pelo desastre. No entanto, conseguiu se mantiver no posto e instalou-se no Líbano. A Guerra do Yom Kippur, em outubro de 1973, só fez piorar a situação.
Quarenta anos do massacre dos Jogos de Munique - ( https://www.youtube.com/watch?v=MbPueESBZ1Q )
Sobre os massacres dos jogos olímpicos:
Olimpiadas d Munique 1972, a maior festa do esporte mundial maculada por tragédia, 8 membros da organização terrorista palestina (setembro negro) entraram no apt ocupado pela delegação israelenses da vila olímpica e mataram 2 atletas e sequestraram outros 9. A operação de resgate fracassou e terminou com a morte d todos os reféns e de 1 policial alemao, 5 membros do comando e prisão de 3 palestinos.
1967: Guerra dos Seis Dias
Foi o conflito que envolveu Israel, Síria, Egito, Jordânia e Iraque. Ocorreu entre 05 e 10 de junho de 1967, e foi a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel, apesar de o estado sionista ter saído como grande vencedor.
Pouco antes do conflito, o Egito estava enfraquecido econômica e militarmente. O presidente egípcio Abdel Nasser, estimulava os outros países a não entrarem em conflito