Palavras
Fazer uma análise sobre o livro Raízes da Psicologia (pg. 56 a 82). No livro, Freire, nos dá o entendimento de como surgiu à psicologia e suas raízes. Deixando para nós uma ponte a partir dos filósofos, a história da nossa profissão, a Psicologia.
5. Fonte ou raiz filosófica: A influência das três correntes filosóficas na emancipação da psicologia
Escola Francesa
René Descartes(1996-1650). Com ele a psicologia inicia sua fase pré-científica. A duvida era o ponto de partida de toda a sua argumentação e raciocínio. Primeiro se duvida (duvida provisória) e depois se tenta explicar e provar aquilo de que se duvidou.
Descartes duvidou ate da sua própria existência. Chegou a conclusão de que seu pensamento comprovava a sua existência : ‘’ Penso, logo existo ‘’. Duvidou também, da existência de Deus e, através de seu raciocínio, provou a sua existência. A duvida existe porque existe um ser pensante. Descartes retoma a questão do dualismo mente x corpo. Identificou suas áreas distintas no ser humano: o reino físico, material e o reino imaterial, da mente. Para ele, a ação do corpo tem função mecânica, no entanto, a alma pensante, que o homem possui, atua e modifica estes mecanismos.
A questão das idéias inatas, também voltaram a ser motivo de discussão. Descartes achava que somente as idéias matemáticas e religiosas são inatas. Todas as outras seriam adquiridas.
Escola Britânica
Thomas Hobbes(1588-1979). Para ele a filosofia é o conhecimento dos efeitos através das causas e das causas através dos efeitos (A ( B). O conhecimento é o resultado da sensação e se fundamenta na experiência sensível. Hobbes tem uma visão materialista do homem. O homem resume-se no corpo e, portanto, o entendimento e a razão tem fundamento físico, bem como a alma que não é imaterial. Sendo assim, o homem não seria livre. Pois estaria condicionado por um determinismo natural.
Afirmava que o egoísmo