Palavras e alguns significados
CAMPUS GARANHUNS
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRATICA VII - 7º PERÍODO – Prof. Dr.: CLÓVIS GOMES
Luciana Vieira Dos Santos
CAMINHOS DA FILOSOFIA
Palavras e alguns significados:
Etimologia: Ciência que investiga a origem, étimo, das palavras procurando determinar as causas e circunstâncias de seu processo evolutivo. Matéria ou disciplina que analisa a descrição de uma palavra em vários âmbitos linguísticos anteriores à sua formação. Procedência de um termo tanto em sua forma mais antiga quanto nos aspectos relacionados à sua evolução.
Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da sua significação própria.
Imperativo: Que impõe que manda com autoridade: tom imperativo. Que se impõe de forma argumentativa numa discussão: a contundência imperativa de suas ideias. Que possui características autoritárias: indivíduo autoritário.
Filosofia: Segundo Kant, o modo do verbo que exprime sua ação ordenando, exortando ou pedindo de maneira fervorosa e relacionando a ação da razão do ser sobre si próprio, tendo como alvo uma conquista concreta.
Imperativo categórico, caráter obrigatório da lei moral.
Kantiano: Relativo à filosofia de Kant.
Metafísica: Conhecimento das causas primárias e dos princípios elementares: a metafísica de Aristóteles. Teoria geral e abstrata; explicação filosófica: a metafísica da linguagem.
Moralização: Ação de moralizar. Moralizar: Tornar moral. Inspirar ideias morais; corrigir os costumes, coibindo desregramentos, abusos, desonestidades.
Concomitante: Diz-se do que acontece, se desenvolve ou é expresso ao mesmo tempo com outra(s) coisa(s); simultâneo: utilização concomitante de múltiplas substâncias. Diz-se daquilo que pode existir em simultâneo com outra(s) coisa(s). Cuja evolução se desenvolve em conjunto com outra coisa.
Subjetividade: Estado, caráter daquilo que é subjetivo. Subjetivo: Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte. Particular ou relevante