palavra
Dez Coisas nas Quais os
Pós-Milenistas Crêem
Dr. Greg L. Bahnsen
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com
1. Como pós-milenistas defendemos a inspiração, infalibilidade e autoridade doutrinal única da Bíblia. Não somos pós-milenistas porque lemos o jornal – isso deveria ser óbvio. Quando lemos o jornal, como poderíamos ter esse tipo de esperança? Nós não a teríamos porque o mundo não está indo bem.
2. Nós não somos pós-milenistas porque temos algum tipo de entendimento da bondade inerente do homem. Pós-milenistas evangélicos entendem que o homem caído é totalmente incapaz de fazer qualquer bem salvífico, que ele não pode expiar os seus pecados e nem se tornar um membro do reino de Deus, exceto através da obra redentora do Salvador e a obra regeneradora do Espírito
Santo. Os pós-milenistas não têm uma visão alta da natureza humana. Algumas vezes ouvimos as pessoas dizerem: “Bem, eu não posso ser um pós-milenista porque eu não creio que o homem seja bom”. Deixe-me ser claro. Como um calvinista, não penso que o homem seja bom de forma alguma; ele é totalmente depravado. A Bíblia diz que o homem está espiritualmente morto – ele não tem esperanças. Ele deve nascer de novo até mesmo para ver o reino de Deus. Isso não tem nada a ver com ser um pós-milenista. Se Deus pode salvar um pecador perdido e morto, ele pode salvar dois, ou quatro, ou dez. De fato, se ele quiser, ele pode salvar cem ou mil. Salvar milhões ou bilhões não é problema para ele, se for da sua escolha. No final, o resultado não reside no homem, mas tudo depende do que Deus quer fazer. Deus pode fazer tudo o que Deus quiser fazer.
Haveria coisa demasiadamente difícil para Jeová? (você lembra dessa pergunta em Gênesis?). Certamente não. Se Deus escolhe fazer algo, isso pode ser feito.
Não somos pós-milenistas porque temos uma visão muito alta da natureza humana. Nós temos uma visão muito baixa da natureza humana, mas uma visão muito alta da soberania