Paixão Humana
Este é o primeiro livro que conduz a um entendimento científico abrangente sobre o modo como experimentamos a música e sobre o papel ímpar que desempenha nas nossas vidas. Como Oliver Sacks afirmou, Daniel Levitin é uma das poucas pessoas no mundo que poderia escrevê-lo. Uma Paixão Humana é um encontro entre os dois mundos magníficos da Arte e da Ciência e está destinado a ser um marco na história da cultura.
Esta investigação sem precedentes do papel da música na evolução humana e no nosso quotidiano abarca a Psicologia, a Neurociência e exemplos musicais de Mozart a Eminem, passando por Bach, Count Basie, Creedence Clearwater Revival e tantos outros.
Levitin demonstra que estamos todos mais musicalmente equipados do que pensamos pois os nossos cérebros estão dotados para a música.
Alguns especialistas de referência defenderam durante muito tempo que a música é um elemento decorativo que vive de forma parasita nas franjas da natureza humana. Levitin, pelo contrário, defende e demonstra de modo convincente que a música é uma paixão da essência da natureza humana, talvez mais fundamental para a nossa espécie do que a linguagem.
«O livro de Levitin é eloquente e poético (…) é muito gratificante acompanhar esta investigação de um autor que é um notável músico, um conceituado cientista e alguém que ainda se encanta a contemplar o universo.»
Este livro aborda o modo como experimentamos a musica e o seu papel na vida quotidiana.
No capítulo 1 levitin que “ este livro procura explicar numa abordagem neuropsicológica, como é que a música afecta os nossos cérebros, as nossas mentes, os nossos pensamentos e o nosso espirito”.
No capitulo 2 fala da função dos ouvidos “ os nossos ouvidos comprimem os sons mais intensos de maneira a proteger os delicados componentes do ouvido médio e interno.”
No capítulo 3 fala –nos das emoções “ A um nivel mais profundo, as emoções que sentimos com a musica envolvem estruturas