paises da america latina
A região era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis, até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.
Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol, em 1810. Proclama sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente com pequenas modificações ocorridas em 1994.
A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o inicio do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial.
Entre 1955 e 1983, houve uma alternancia muito grande no poder com inúmeros presidentes militares e civis, com golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.Desde então a democracia argentina vem seguida de enorme desordem econômica, que alcançou seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país. Hoje a Argentina apresenta um elevado crescimento econômico e já retomou ao patamar anterior à última moratória.
Uruguai
Até alcançar a posição de país, o Uruguai passou por muitos conflitos. Desde a primeira colônia portuguesa (Sacramento, de onde os portugueses foram expulsos pelos espanhóis) até a independência, foram inúmeras revoltas e levantes. A colonização uruguaia foi marcada pela disputa entre portugueses e espanhóis.
A partir de 1800, um forte sentimento nacionalista surgiu entre os uruguaios e levou o militar José Gervazio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. Em 1916, Artigas foi derrotado por tropas portuguesas apoiadas pela Argentina. Logo em seguida o Uruguai foi ocupado por novas forças, só que desta vez a aliança dos portugueses era com o Brasil. O território foi anexado às terras brasileiras em 1821, com o nome de província Cisplatina.
O Uruguai se torna independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja que, com a ajuda de tropas