As independências dos paises da america latina
Definição:
Como bem salientaram os autores, a diversidade das expressões culturais é maior que a diversidade das populações, tendo em vista a recriação e a mixagem de hábitos e costumes a partir dos contatos entre povos de origens distintas que ajudaram a colonizar as terras capixabas.
O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranas, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros. Sua cultura popular é a soma do encontro das variadas expressões desses povos, adicionadas às manifestações surgidas ou reinventadas a partir das interfaces aqui estabelecidas.
Manifestação Artistas, Culturais, Religiosas e Gastronômicas:
* Manifestações Artistas Dentro das manifestações artísticas do Espírito Santo, está as Bandas de Congo, conjunto musical típico das regiões litorâneas do estado que toca e canta principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha.
São grupos compostos por pessoas simples, que utilizam instrumentos rudes feitos por eles mesmos com pau oco, barricas, taquaras, peles de animais, folhas-de-flandres e ferro torcido.
Tambores, caixas, cuícas, chocalhos, casacas, ferrinhos ou triângulos, pandeiros. Ao som desses instrumentos, homens e mulheres cantam velhas e tradicionais toadas, em que há referências à escravidão, à guerra do Paraguai, aos santos de devoção popular, ao amor, à morte e ao mar.
São todas marcadas pelo alongamento das vogais finais no fecho dos versos, o que confere certo ar melancólico entre as batidas de percussão.
* Culturais
O Folclore do Espírito Santo é tão diverso quanto às origens étnicas e culturais do povo da região. Influências portuguesas, africanas, italianas e alemãs coexistem e se mesclam num surpreendente mosaico que abriga desde os romances contados e cantigas de roda