paisagismo
Este trabalho apresenta toda a importância relacionada ao paisagismo explicando sua definição, sua origem e suas vertentes.
1. O QUE É PAISAGISMO? Paisagismo, hoje também denominado arquitetura da paisagem, é a arte de criar espaços livres, de contemplação e reflexão, seja em lugar público ou privado exigindo planejamento e técnica do projetista para o melhoramento estético e conforto do ambiente.
Antigamente sua função era apenas de ornamentar e agora ela está agregada à arquitetura. O paisagismo atual segue dois parâmetros: o macro e o micro paisagismo.
A arquitetura paisagística consiste em configurar e gerir o mundo físico e os sistemas naturais onde vivemos. Os paisagistas (ou arquitetos paisagistas) de fato projetam jardins, mas é essencial que o jardim, ou qualquer outro espaço externo, seja visto dentro de um contexto. (WATERMAN, 2010, pág: 08)
1.1. Origem do Paisagismo
A sobrevivência do ser humano desde tempos remotos sempre esteve ligado a natureza do seu espaço. O homem pré-histórico usava gravetos como combustível para seu aquecimento, alimentação e afastar animais, as pedras eram usadas para criar armas e utensílios, descobriram que não apenas animais serviriam como alimento, mas também os vegetais, folhas que serviriam para o sustento e que continham efeitos medicinais para o corpo humano.
Logo descobriram o ciclo de vida dos alimentos vegetais e perceberam que as sementes jogadas no solo germinavam e cresciam plantas da mesma espécie, o ato de cultivar e produzir então se torna evidente. Depois de um tempo, o homem se afastou gradativamente da natureza e no decorrer dos séculos tem tentado resgatar esse contato.
1.2. Paisagismo no Brasil (1500-2014)
Séculos depois da pré-história, já no Império do Brasil, Glaziou que era considerado "O Paisagista do império" trouxe o conceito urbano como base na higiene, função e estética dos espaços públicos das cidades do século XIX,