Atualidades 2012
• Reformas em Cuba – continua com o governo comunista. Após o fim da URSS, que era “aliada” comercial de Cuba, eles se ligaram com a Venezuela. Em Cuba são empresas nacionais e produtos importados, não há empresas multinacionais. As reformas não significam uma abertura política e econômica (comparação=China).
• Dívida americana – em 2 de agosto o Senado aprovou a elevação do teto da dívida pública. Isso evitou o calote histórico dos EUA, o que poderia causar outra crise como a de 2008, afetando a economia interna e internacional.
• Terror na Noruega – dois ataques em Julho, em Oslo, capital da Noruega. Massacre de 76 pessoas pelo norueguês Anders Behring Breivik. Ele justifica o massacre como um protesto contra a política liberal da Noruega referente à imigração.
1º: explosão em um carro-bomba (morte de 8 pessoas)
2º: atirou em 68 pessoas em um acampamento do Partido Trabalhista.
• Escândalo dos grampos – imprensa “grampeou” telefones de 4 mil pessoas buscando informações exclusivas para publicação. Jornal “News of the World” e “The Guardian” que grampearam o celular da família de uma adolescente desaparecida, atrapalharam trabalhos de detetives e policiais.
• Ônibus espaciais - o último ônibus espacial lançado pela NASA, Atlantis, levava 4 astronautas. Feitos mais importantes da NASA: colocação do Telescópio Espacial Hubble e construção da Estação Espacial Internacional.
• 90 anos do Partido Comunista chinês – comemoração com o discurso contra a corrupção no partido, inaugurando obras e desfiles patrióticos. Economia socialista de mercado.
• Crimes virtuais no site do Governo Brasileiro – usaram programas robôs para tirar os sites do ar, ataque conhecido como DoS (“Denial of Service”, negação de serviço). Causou prejuízos a