Parmenides : teoria do ser
Ano lectivo 2013/ 2014
Parmênides:
Teoria do Ser
Introdução
A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega. De acordo com os conhecimentos históricos, a fase inaugural da filosofia grega, onde Parmênides está inserido, é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.). Os antigos filósofos preocupavam-se em encontrar os caminhos da verdade filosófica e suas correlações com a palavra, ou seja, procuravam o significado do não-oculto, não-escondido, não-dissimulado. O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito; a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro opõe-se ao falso, pseudos, que é o encoberto, o escondido, o dissimulado, o que parece ser e não é como parece. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente visível para a razão. Apesar da filosofia ter erigido pelos caminhos da alétheia, esta permanece, ainda, misteriosa desde a época do filósofo em pauta neste trabalho académico – Parmênides - até os nossos dias. Parmênides de Eléia (530 - 460 a.C.) viveu do final do séc. VI ao começo do séc. V a.C. Legislador, deixou suas idéias filosóficas em poema, Sobre a Natureza, que seria o discurso de uma deusa. A sua poesia é dividida em três partes.
Biografia
Parmênides, filósofo pré-socrático, viveu entre os anos 530 e 460 a.C. Foi sucessor e discípulo de Xenófanes, tendo sido o fundador da escola Eléia, numa colónia grega no litoral da região de Câmpania, situada no sul de França.
Como já acima referi, Parmênides estava inserido no período dos pré-socráticos, uma fase primordial da filosofia grega, que abarca um período de reflexões filosóficas, reflexões estas