paisagem
Planícies: extensões de terra geralmente planas e baixas, formadas pelo acúmulo de materiais (sedimentos) do mar, dos rios e dos lagos.
Planaltos: extensões de terras mais ou menos planas e elevadas, em relação às áreas visinhas.
Chapadas: áreas elevadas e planas nos planaltos.
Serras: morros ou cadeias de morros pontiagudos que se destacam nos planaltos.
Depressões: áreas baixas e aplainadas em regiões de planalto, em geral próximos aos vales dos rios.
No relevo brasileiro predominam as terras baixas e os planaltos de altitudes moderadas, em torno de 400 m acima do nível do mar.
Ao contrário de outros países, o Brasil não tem altas montanhas. Só em duas regiçoes do país os picos das serras elevam-se a altitudes de dois a três mil metros: no norte da Amazônia e no Sudeste.
No conjunto do nosso relevo destacam-se claramente três grandes unidades: as terras baixas amazônica; os planaltos, chapadas e serras nas áreas banhadas pelos rios Paraná, São Francisco e Parnaíba; a planície costeira à beira do oceano Atlântico.
Isso decorre do fato de as formações do relevo brasileiro serem em geral muito antigas. Originaram-se há milhões de anos e sofreram intenso desgaste e muitas transformações ao longo do tempo.
Atividades relacionadas ao texto
1) Com base no texto, complete as frases.
As -------------------------------- são elevações pontiagudas que se destacam nos planaltos.
As --------------------------------- são áreas rebaixadas em regiões de planalto.
No relevo brasileiro predominam as terras baixas e os -------------------------------- de altitudes moderadas. No conjunto do relevo brasileiro destacam-se as terras baixas da Amazônia, os planaltos centrais e a ------------------------------costeira.
2) Quais são as paisagens naturais?
3) Responda:
a) O que são serras?
b) O que são planícies?
c) Áreas elevadas e planas nos planaltos chamamos de