Pais Te logos
PAIS PÓS-NICENOS (TEÓLOGOS)
DAYANE RIBEIRO
PRº JÓSE CARLOS
ITQ 1°ANO
BARUERI, 29 DE ABRIL DE 2015
PAIS PÓS-NICENOS (TEÓLOGOS)
Entre os Concílios de Nicéia (325) e de Calcedônia (451), vários dos mais capazes Pais da Igreja Cristã desempenharam seu ministério. Eles procuraram estudar a Bíblia em bases científicas a fim de desenvolverem o seu significado teológico. Sem dúvidas, Agostinho foi o maior deles.
Eles seguiram a escola de Antioquia ou Síria de interpretação, destacando o estudo histórico-gramatical da Bíblia com intenção de descobrir o significado que o escritor sagrado tinha em mente para aqueles a quem escreveu. Evitaram a tendência alegorizante praticada pelos seguidores da escola alexandrina, que seguiam o exemplo de Orígenes.
Data: Quarto Século (325 - 460).
Objetivo: Aplicar métodos científicos na interpretação bíblica.
PRINCIPAIS PAIS PÓS-NICENOS
Preeminentes no Ocidente: Jerônimo, Ambrósio e Agostinho.
Preeminentes no Oriente: Crisóstomo e Teodoro.
Preeminentes no Alexandria: Atanásio, Basílio de Cesaréia e Cirilo
PREEMINETS NO OCIDENTE
JERÔNIMO
Erudito das Escrituras e Tradutor da Bíblia para o Latim. Nascido por volta do ano 345 em Aquiléia (Veneza), extremo norte do Mar Adriático, na Itália, Jerônimo passou a maior parte da sua juventude em Roma estudando línguas e filosofia. Apesar da história não relatar pormenores de sua conversão, se sabe que se batizou quando tinha entre dezenove e vinte anos. Logo após, Jerônimo embarcou em uma peregrinação pelo Império que levou vinte anos.
Sua viagem iniciou pela Gália, onde estudou Teologia por alguns anos, aperfeiçoou o grego e adotou a vida monástica. Voltando para Aquiléia esteve durante três anos trabalhando com o Bispo Valeriano. Em 375, Jerônimo partiu para Antioquia da Síria, onde aprendeu o hebraico e estudou intensivamente as Escrituras. Depois de dois anos foi ordenado a padre pelo Bispo Paulino. Partindo dali, foi para