painel de forcas
Queda livre
A Equação de Torricelli é uma equação de cinemática que foi descoberta por Evangelista Torricelli, cuja função é a possibilidade de se calcular a velocidade final de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado (movimento acelerado) sem ter que conhecer o intervalo de tempo em que este permaneceu em movimento. A grande vantagem desta equação é que o fator tempo não existe.[2]
A equação tem a forma:
v2f = v02 +2aDelta(s)
onde e representam as velocidades final e inicial do corpo, respectivamente, representa a distância percorrida ("s" vem do latim "Spatium", mas frequentemente usa-se "d") e representa a aceleração.
Esta equação pode ser deduzida a partir das seguintes equações:
s = s0 + v0t + at2 2
vf = v0 + at
Isolando t na segunda equação:
vf = v0 + at vf - v0 = at
t = (vf - v0) a
Objetivo do experimento
O objetivo deste experimento é demonstrar um Movimento de Queda Livre, por meio de um experimento realizado em aula, para que possamos aplicar, na prática, o que já conhecíamos teoricamente. Por meio deste podemos observar as características desse tipo de movimento, considerando seus desvios nos resultados obtidos. Portanto, veremos que um corpo em queda livre é caracterizado por um movimento sobre uma trajetória retilínea, com velocidade crescente e uniforme, ou seja, com aceleração constante. Essas características foram observadas através do experimento que utilizou um conjunto de painel vertical, um sensor fotoelétrico e um sensor de largada e de discussões e análises neste trabalho.
Equação horária do espaço na queda livre:
s = gt2/2 Onde: g é a aceleração da gravidade t é o tempo de queda. S é a altura
Equação horária da velocidade na queda livre:
V=gt