Painel de forças
Na Física “Força” é definida como grandezas vetoriais. Ou seja, uma força tem módulo, direção e sentido e satisfazem as propriedades de soma, subtração e multiplicação vetoriais, matematicamente falando. Isto é de extrema importância, pois o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre o mesmo, e não de cada uma individualmente. Entretanto, uma força qualquer pode ser decomposta em subvetores, seguindo as propriedades matemáticas. Para tanto, devemos compreender a primeira Lei de Newton, que diz que:
Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento.
Sendo assim podemos aplicar várias forças a um determinado corpo, porém destacamos algo importante aqui: se o resultante vetorial for nulo, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele. Assim observa-se que este é o estado comum de equilíbrio, a quase todos os corpos no dia-a-dia, já que em nosso planeta existe a força da gravidade ou força peso atuando sobre todos os corpos.
Objetivos
Este relatório tem como objetivo, relatar os experimentos feitos no laboratório, dentre eles, determinar a força equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não; calcular a resultante de duas forças coplanares quaisquer, utilizando o método analítico e geométrico
Aparelhos usados
Fio polimiado Dinamômetro Painel de força Gancho Pesos Balança Régua com escala Procedimento Experimental Primeiramente medimos os pesos envolvidos no experimento na balança.
Pesos:
Gancho: 0,07 N ou 7 gF
1 Peso: 0,23 N ou 23 gF
Todos os pesos: 1,15 N ou 115 gF
Todos os pesos + gancho: 1,2215 N ou 122,15 gF
Em seguida iniciamos o procedimento usando o painel de forças, o dinamômetro, o fio