PAIC JO O
INTRODUÇÃO
Um arboreto é uma área destinada ao cultivo de uma coleção de árvores, arbustos, plantas herbáceas, medicinais, ornamentais ou outras, mantidas e ordenadas cientificamente, documentadas e identificadas. Embora o conceito esteja sendo utilizado há muito tempo, o termo arboreto, além de designar jardim botânico, foi empregado pela primeira vez por John Claudius Loudon, em 1838, em seu livro Arboretum et Fruticetum Britannicum. Nem sempre os arboretos estão associados ou fazem parte de jardins botânicos (TURNER, 2004).
No ritmo das crescentes discussões sobre a produção florestal na Amazônia, torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a produção de mudas nativas. O presente trabalho será desenvolvido em uma área da Mil Madeiras Preciosas Ltda , em um plantio experimental de 20 anos de acapu (Voucaoua americana Aubl.-Leguminsae-Caesalpinoideae), onde serão aplicados tratamentos silviculturas visando tornar este plantio uma área produtora de sementes. Para cumprir este objetivo serão feitas observações e medições de atributos biológicos da espécie florestal acapu (Voucaoua americana Aubl.-Leguminsae-Caesalpinoideae).
Segundo Aragão & Almeida (1997), o acapu (Voucaoua americana Aubl.-Leguminsae-Caesalpinoideae) é uma das essências madeireiras mais nobres e requisitadas da Amazônia. Além de assoalho, a madeira do acapu é também empregada para tacos, laminados, lambris, estacas, esteios, moirões, escoras de minas, móveis e postes (Loureiro et al., 1979).
JUSTIFICATIVA
A identificação de áreas para produção de sementes florestais contribui para a conservação e restauração das espécies nativas. A produção de sementes de Acapu (Voucaoua americana Aubl.-Leguminsae-Caesalpinoideae) na área experimental, possibilitará a difusão de conhecimento cientifico, contribuindo para amenizar o problema de demanda por sementes e mudas de