Pai acessibilidade
2° Semestre de Engenharia Civil-Noturno
1. JUSTIFICATIVA: Melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de portabilidade para assim serem mais independentes e capazes de realizar tarefas antes vistas como difíceis ou até mesmo incapazes de serem realizadas por estas pessoas. 2. OBJETIVOS: A melhoria do espaço com algo que mobilize todos os visitantes, com um conceito a ser praticado de maneira sistêmica, presente não apenas em atividades culturais e sociais, mas também econômicas e ambientais para serem inseridas no cotidiano dos cidadãos.
Uma das iniciativas que coloca em prática esse conceito é na coleta e na reciclagem de material descartado para criação de acessórios de acessibilidades como, as barras de apoio, piso tátil e programação visual com placa tátil. De maneira a baratear os custos desses produtos para uma projetação de desenho universal, capaz de inserir portadores de necessidades especiais em diversos tipos de locais, como parques, festivais de músicas e teatros, shopping Center e outros, com determinada autonomia e criando um público até agora omisso.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: a) “Há 25 milhões de brasileiros com deficiência, conforme dados de 2002 pelo IBGE, cuja taxa (14,5%) – compatível com a de países como Noruega (13%), Austrália, Espanha e Inglaterra; o estado de São Paulo tem a menor taxa(11,4%).Igualdade e diversidade no trabalho implicam a priorização do cumprimento de nosso papel responsável, mas fraterno, em vencer o desafio pela pessoa com deficiência exigir do empregador condições adequadas de trabalho, de saúde e segurança”, o Engenheiro de Segurança do Trabalho Paulo Roberto Lavorini ressalta a importância, a necessidade e a possibilidade de acesso dos profissionais da área às Leis de Acessibilidade.
b) O empreendimento previu a incorporação da resina vegetal à palha de cana, o que deixou o piso muito mais resistente. Além da palha de cana, a empresa partiu para outras opções.