Resumo meu pé esquerdo
O filme retrata a história de um garoto chamado Christy Brown, que apesar de suas limitações por ter nascido com paralisia cerebral e deficiência física, onde não podia movimentar praticamente todo o seu corpo, exceto seu pé esquerdo, é um verdadeiro exemplo de superação para todos.
Christy enfrentou bastante preconceito, desrespeito e humilhação por parte de seus familiares, amigos e sociedade. Era muitas vezes subestimado. Tinha um pai ignorante que o rejeitava e não aceitava a sua situação, ao ponto de não considera-lo um Brown.
A família era de classe pobre e o filho passava por momentos bem difíceis, sem nenhum tipo de acessibilidade em casa e nenhuma assistência médica. Sua mãe, Sra. Bridget com muito amor lhe ensinou o alfabeto e o motivou na busca pela superação de seus limites. Com seu pé esquerdo, Christy conseguiu pedir ajuda para sua mãe que tinha caído das escadas, fez os seus primeiros rabiscos num quadro negro que tinha no chão da sala de sua casa, também pintava e escrevia muito bem. Depois de ganhar uma cadeira de rodas de sua mãe, ficou com mais comodidade, mais ainda não tinha acessibilidade em casa.
Christy foi ajudado pela Dra. Eillen Cole, que através de exercícios foi melhorando a fala. Após a morte do seu pai, ele ajudou no sustento de sua família, se superando mais ainda a cada dia com suas pinturas, se tornando um marco na sua vida juntamente com a elaboração de um livro com a sua bibliografia.
Essa história nos serve de inspiração e alerta diante de uma sociedade leiga em relação às deficiências, é um convite a reflexão e conscientização, pois nos ajuda a compreender as dificuldades e as necessidades de quem tem algum tipo de deficiência, como também serve para abrir nossas mentes antes de julgarmos alguém ou alguma coisa nas suas capacidades, nos convidando ao respeito e alteridade dos