padrões radiológicos
Fundamentais
Consolidação – padrão alveolar
I. INTRODUÇÃO
Consolidação é definida na histologia como preenchimento dos alvéolos por diversos tipos de produto patológico. Causas de consolidação incluem exudato inflamatório (pneumonia), conteúdo gástrico (pneumonia aspirativa), transudato (edema), sangue (hemorragia alveolar), material lipoproteináceo (proteinose alveolar) e células (carcinoma bronquioloalveolar, linfoma, pneumonia em organização).
II. RADIOGRAFIA
A consolidação se caracteriza na radiografia (Fig. 3-1) e na pela presença de opacidade homogênea, que causa apagamento dos vasos pulmonares, com pequena ou nenhuma perda de volume.
Os contornos das opacidades geralmente são mal definidos, exceto no ponto de contato com a pleura.
Caso os brônquios estejam aerados, podem ser vistos como imagens arredondadas ou tubulares com ar (broncogramas aéreos) (Fig. 3-2). Quando a consolidação envolve uma área de pulmão adjacente ao medias tino (geralmente lobo médio ou língula) ou diafragma (geralmente lobo inferior), ela apaga a borda dessa estrutura.
Na radiografia de tórax, o borramento da silhueta do coração, da aorta ou do diafragma por uma opacidade adjacente é conhecido como sinal da perda da silhueta. (Fig. 3-3).
A opacidade responsável pelo borramento da silhueta pode ser pulmonar, mas também mediastinal (p. ex., massa mediastinal), pleural (p. ex., derrame pleural), ou até mesmo associada a deformidade da parede torácica. Em pacientes com pectus excavatun / a borda direita do coração costuma estar obliterada, já que a depressão da parede torácica substitui o pulmão aerado adjacente à silhueta cardíaca (Fig. 3-4). O pectus eccarvatun na radiografia em PA pode ser confundido com consolidação ou atelectasia do lobo médio ou massa no ângulo cardiofrênico direito.
III. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
O diagnóstico diferencial da consolidação alveolar é baseado na história clínica (aguda, crônica, sintomas associados, como