Padrões de medida
Campinas – 2014
Para Física como ciência da Natureza, é fundamental a medição das grandezas utilizadas para descrever os aspectos do Universo que os físicos aceitam como verdadeiros.
O processo de medida de uma grandeza física qualquer está associado à idéia de comparação. Neste sentido, medir uma grandeza é estabelecer o seu valor como múltiplo de certa unidade. Por exemplo, quando dizemos que o comprimento de uma das dimensões de uma mesa é 2 m, estamos dizendo que esse comprimento equivale a duas vezes o comprimento correspondente à unidade chamada metro.
Uma unidade fica estabelecida quando estabelecemos um padrão. O padrão pode estar associado a um objeto ou a um procedimento experimental. Por exemplo, o metro já foi associado a um objeto, sendo definido como equivalente à distância entre os dois traços gravados numa barra feita de uma liga de platina e irídio guardada a uma temperatura fixa no Escritório de Pesos e Medidas localizado próximo de Paris. Atualmente, o metro está associado a um procedimento experimental, sendo definido em termos do comprimento da trajetória percorrida pela luz no vácuo durante certo. A tabela abaixo mostra as correspondentes unidades fundamentais e seus símbolos.
Observações
O nome da unidade é sempre escrito em letras minúsculas. Os símbolos das unidades são entes matemáticos e não abreviaturas. Por isso, eles não devem ser seguidos de ponto (exceto quando aparecem nos finais de frases) nem da letra s para formar o plural. A sub-unidade grama é do gênero masculino. Por isso, ao falar e escrever o quilograma ou seus múltiplos ou submúltiplos, devemos fazer a concordância correta. Por exemplo, escrevemos duzentos e um gramas ou trezentos e vinte e dois miligramas. Além disso, no símbolo do quilograma (kg), a letra k é minúscula.
Padrões de Medida.
Padrão de Comprimento