padrões de Contabilidade
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
A busca pela harmonização
Com a evolução da globalização da economia, o avanço da tecnologia, o fortalecimento do mercado de capitais e o aumento do volume dos fluxos de recursos financeiros nos negócios internacionais, ocorriam diferenças na forma do registro contábil de um país para o outro, inclusive em função de entendimentos conceituais e também por questões fiscais e tributárias. Tais diferenças causavam grandes transtornos para as empresas. Era necessário, muitas vezes, elaborar demonstrativos contábeis com base nos padrões do país onde uma empresa estava sediada e outro conjunto de demonstrativos, com adaptações para se atender a legislação do país local onde se estava investindo. Isso representava um enorme custo financeiro e de tempo para a realização desses procedimentos.
Desde a década de 70 é que se preocupou mais efetivamente uma busca pela harmonia dos princípios e procedimentos contábeis a fim de se consolidar um padrão internacional único que impedisse muitos entraves burocráticos que as empresas enfrentavam.
Foi na tentativa de solucionar esses pontos que tem trazido a contabilidade para a situação atual, onde se busca a utilização de procedimentos consensuados e aceitos por todos os países, fazendo com que os procedimentos contábeis sejam entendidos da mesma maneira em qualquer lugar do planeta.
Independentemente de questões econômicas, regionais ou sociais, todos os países de um modo geral reconhecem o patrimônio como objeto de estudo da contabilidade e entendem que o objetivo da contabilidade é a prestação de informações úteis à tomada de decisão para os usuários.
A importância da Contabilidade Internacional
A importância da Contabilidade Internacional insere-se num cenário globalizado, no qual as constantes evoluções das transações econômicas exige uma nova visão sobre a regulamentação desse