Padronização de soluçoes
Obter soluções neutralizadas a partir de compostos sólidos (NaOH) e soluções concentradas (HCl), através do processo de titulação, utilizando para tal experimento, indicadores ácido - base.
2. Introdução Ácidos e bases são compostos químicos de grande importância. Os ácidos definidos como um composto que contem hidrogênio e reage com a água para formar íons hidrogênio, e base, um composto que produz íons hidróxido na água.
A titulação é um dos processos mais utilizados para a neutralização de ácidos e bases. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado), ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de mols de íons H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de íons OH- provenientes da base. A reação que indica o mecanismo de ação do indicador ácido-base é:
HIn + H20 → H30+ + In- forma ácida do forma básica do indicador (cor 1) indicador (cor2 ) O ponto de equivalência é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador mais apropriado.
3. Procedimento Experimental
a) Preparo de solução ácida Depois de realizados os cálculos para verificar a quantidade de ácido clorídrico (HCl) necessária para preparar 50mL de uma solução 1,0 molL-1, mediu-se tal volume em uma pipeta graduada de 5 mL e pipetou em um Becker de 50 mL com cerca de água destilada, agitando continuamente com um bastão de vidro. Depois de esperar tempo suficiente para