Padronização de Proceso Produtivo
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSITCA: UMA ANÁLISE TEÓRICO
PRÁTICA
Resumo: A elaboração de procedimentos formalizados consiste a base de um processo de padronização. Este é um dos elementos que assegura a produção de produtos com qualidade, além de contribuir para a melhoria contínua dos processos afetando diretamente as dimensões da qualidade de custo e prazo. Pretende-se com este trabalho apresentar uma visão mais específica em relação ao detalhamento de atividades no âmbito fabril de forma que a operação a ser realizada seja a melhor possível e que não ocorram erros na fabricação do produto. Faz-se aqui uma análise com relação a fundamentação teórica e posteriormente a descrição dos processos de forma a fundamentar a teoria com a prática.
Palavras-chave: Padronização; Procedimentos; Processo; Fabricação.
1. Introdução
A padronização de processos produtivos consiste na elaboração de rotinas formalizadas em relação às atividades executadas numa unidade de trabalho. Autores como Vicente Falconi
Campos (1998) e David A. Garvin (2002) apresentam este tema em suas respectivas publicações. No entanto, as informações apresentadas aqui neste trabalho consistem em disponibilizar conteúdo mais detalhado com relação ao tema proposto, principalmente atribuindo características que permitirão auxiliar e em alguns casos até tornar mais eficiente a padronização de processos dentro de unidades fabris.
Campos (1998) em sua publicação sobre o gerenciamento da rotina do trabalho do dia-adia afirma que a padronização é a base da estrutura da qualidade. Ela pode ser implementada na organização por meio da criação da cultura da qualidade, por intermédio da metodologia conhecida como Cinco Sensos (5S) ou Housekeeping. A partir desta implementação a organização se estrutura para iniciar o processo de padronização, eliminação das anomalias e organização do seu gerenciamento.
Segundo apresenta José Aristides M Moura (1999), quando