Padre Ronaldo
Latim e retórica nos sermões de Vieira: o Sermão XIV do Rosário
Ronald Ferreira da Costa
Universidade Estadual de Londrina
Brasil
R esumo. Maria de qua natus est Jesus, qui vocatur Christus é a epígrafe do Sermão
XIV do Rosário, corpus da pesquisa “O Latim como elemento de Retórica nos Sermões do Padre Antônio Vieira”, cujo parcial resultado aqui apresento. Da epígrafe, o autor extrai três natos de Maria: Jesus, São João e os “Pretos” devotos, sendo a mesma mãe, mas o parto diverso; num, isenta da dor na manjedoura, noutro, excruciada –
‘cruciabatur ut pariat’ – no calvário quando nasce o Salvador e ganha, ali, os outros filhos: ‘Ecce fillius tuus’, para São João e ‘Populus Aethiopium hi fuerunt illic’, para o povo etíope. Destes, por conseguinte, três respectivas obrigações de amar, servir e venerar a Virgem. Procuro demonstrar como as citações latinas estruturam todo o arcabouço retórico de Vieira, basilares de uma cabal compreensão.
Palavras-Chave. Sermão; latim; retórica; Maria; “pretos” devotos.
O “Sermão XIV do Rosário”, de autoria do Padre Antônio Vieira1, foi pregado pelo próprio autor – o que doravante se tonaria uma praxe – na
Bahia, no ano de 1633, aos negros de um Engenho. Fato relevante é a conjuntura de ser a primeira pregação em público realizada por Vieira, antes mesmo dos seus votos sacramentais. Percebe-se, todavia, já bem consolidada sua retórica sui generis, amiúde explorada em toda a sua produção, a despeito das escusas que humildemente insere no exordio2 do Sermão.
Email: ronaldvs.f@hotmail.com
Artigo baseado em comunicação apresentada durante o XVI Congresso Nacional de Estudos Clássicos, Ócio & Trabalho no Mundo Antigo (Araraquara, Brasil, 3-7 de setembro de 2007) e desenvolvido através do projeto de pesquisa “Estudos de Retórica Clássica:
Disputatio de Rhetorica de Alcuíno e Sermões de Vieira”, realizado na Universidade
Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. João