estudante
Para quem trabalha nas áreas de publicidade, propaganda ou administração conhece ou pelo menos já ouviu falar sobre o mix de marketing. Composto pelos 4P's: produto, preço, praça e promoção, o mix de marketing combina ferramentas estratégicas que são usadas para criar valor para os clientes e alcançar a meta da empresa.
Através dessas variáveis controláveis, podemos influenciar a maneira como os consumidores respondem ao mercado. Os fatores de atratividade irão variar em função da natureza do produto e do comportamento do cliente. Por isso, analisar a importância de cada fator é fundamental para determinar corretamente a atratividade de um mercado.
Produto: o cliente deve encontrar no produto a “melhor solução”. O design, a embalagem, o peso, a marca, as cores e a forma como o produto se relaciona com as necessidades do consumidor deve ser levado em consideração.
Preço: o preço deve oferecer ao cliente a melhor relação entre custo e benefício. A definição de um preço para o produto precisa considerar o impacto não apenas econômico, mas também psicológico em relação ao cliente.
Praça: a praça precisa ir ao encontro das necessidades do cliente e oferecer maior conveniência. Será através da praça que o produto chegará ao cliente. Nessa etapa define-se o estudo de canais de distribuição, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta.
Promoção: aqui se inclui os diferentes métodos de divulgação do produto, da marca e da empresa. É nessa etapa que seu cliente irá conhecer o produto, suas características e o posicionamento da empresa.
Esses quatro fatores estão inter-relacionados. As decisões em uma área afetam as ações em outra. O posicionamento que a empresa adotar frente aos seus clientes se dará pela diferenciação da empresa com seus concorrentes. Adotar uma relação eficiente entre esses fatores é a melhor forma de satisfazer o mercado-alvo e atingir os objetivos da empresa.