Padre antonio vieira
Disciplina: Português
Formador : Joel Cunha Formando: Pedro Silva
Neste trabalho pretendo aprofundar os meus conhecimentos sobre o Padre António Vieira, conhecer e compreender um pouco melhor a sua vida e a sua obra anexando assim mais conhecimentos a cerca da literatura portuguesa
Quem foi padre António Vieira?
Vieira forao mais conhecido orador religioso português,o Padre AntónioNasceu em 1608em Lisboa, filho primogénito de um modesto casal burguês.
Faleceu na Baía em 1697. Quando tinha apenas seis anos, os seus pais Mudaram-se para a Baía, no Brasil, tendo aí iniciado os seus estudos. Torno se um religioso, filósofo, escritor e orado português da Companhia de Jesus.
Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e portuguesa. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.
Quem fora Vieira no Brasil
António Vieira chegou à Bahia, onde em 1619 seu pai passou a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia, o que motivou a vinda de toda a família. Em 1614, iniciou os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador,3 onde, principiando com