Google Earth
Foi-se o tempo em que o maior atrativo do Google Earth resumia-se à possibili¬dade de ver, pela internet, os pontos turísticos mais famo-sos do mundo - e também a sua casa. 0 programa, que exibe fotos de satélite em al¬ta resolução de todo o plane¬ta, permite usos bem mais avançados e, até pouco tem¬po atrás, inimagináveis para um internauta.
Sem sair de casa, dá para ver, por exemplo, os abalos sísmicos ao redor do globo ou conferir a extensão de tra¬gédias como a do furacão Katrina nos EUA, em 2005.
Fanáticos por trilhas e atletas profissionais tam¬bém têm aproveitado os re¬cursos do software para co¬nhecer melhor as rotas que pretendem percorrer. E os mais curiosos dedicam-se a descobrir locais inusitados, seguindo dicas de outros "usuários-exploradores", além de acessar conteúdo multimídia de revistas e ca¬nais de TV especializados, instituições científicas e enti¬dades como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Pré-requisitos: programa requer PC razoavelmente potente para rodar
Para ter acesso a essa ava¬lanche de informações, o pri¬meiro passo é mais do que ób¬vio: instale o aplicativo no seu PC. Como lida com uma grande quantidade de ima¬gens, o Google Earth exige um micro razoavelmente po¬tente e uma conexão de inter¬net do tipo banda larga. O aplicativo roda em máquinas com Windows 2000, XP e Vista que tenham no míni¬mo 128 megabytes (MB) de memória RAM e placa acele¬radora 3D de 16 MB - hoje, a maioria dos computadores novos dá conta do recado. Também existem versões pa¬ra Mac OS X e Linux.
Entre no endereço ht¬tp://'earth.google.com e pres¬sione o botão "Download Google Earth" para baixar o arquivo de instalação. O apli-cativo exige 400 MB de espa¬ço no disco rígido. Aceite as opções predefinidas, optan¬do pela instalação completa. Pronto. Hora de começar a descobrir o mundo visto do alto. Mas antes de usar as fun¬ções avançadas, é preciso aprender a dominar as fun¬ções básicas de navegação.
Ao abrir o programa, vo¬cê verá uma