Padr O Para A Prega O
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/padrao -para-a-pregacao /teo lo gia
Padrão para a Pregação digg Retenha, com f é e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. Quanto ao que lhe f oi conf iado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. (2 Timóteo 1.13-14)
Paulo tinha estabelecido um “modelo da sã doutrina” para Timóteo seguir. Visto que esse padrão é autoritativo por proceder da inspiração do Espírito Santo, o que podemos dizer com respeito a ele também se aplica aos ensinamentos dos prof etas e dos apóstolos, visto que eles também ensinaram por inspiração divina.
A Bíblia f ornece um padrão ou modelo de sã doutrina. Ela diz a todos os crentes e especialmente aos ministros parapregar a palavra. Por def inição, a pregação da Escritura é distinta da própria Escritura.
Portanto, pregar a mensagem da Bíblia não é o mesmo que citar a Bíblia, e pregar um sermão não é apenas ler a Bíblia para uma audiência. Um sermão não é um arranjo de citações da Escritura; antes, o pregador produz a mensagem sobre a base do que ele aprendeu da Escritura. A comunicação f iel do evangelho não consiste de uma repetição verbatim da Bíblia, pois se esse f osse o caso, mesmo conversações ordinárias sobre as coisas de Deus seriam eliminadas.
A ideia bíblica de pregação deixa certa liberdade de variação em termos de expressão, ênf ase e coisas semelhantes. Não existe nenhuma base bíblica para f azer do chamado método expositivo de pregação uma prescrição para o que deveria ser um sermão, embora ele represente o que um sermão poderia ser, precisamente devido à liberdade que a Escritura concede nessa área. Todas as tentativas de estabelecer um caso bíblico em f avor do método expositivo que examinei inf erem muito mais dos textos da Escritura do que eles realmente dizem.
Além disso, juntamente com essas tentativas, uma razão dada pela qual esse método é pref erido é que ele é a melhor f orma de